VOTO EM TRÂNSITO: PARTICIPE DA ELEIÇÃO FORA DE SUA CIDADE!

Em 2018, o benefício se estende para todos os cargos em disputa

por Beatriz Santana


Desde 2010, a Justiça Eleitoral instituiu o voto em trânsito, isto é, a permissão para o eleitor exercer seu direito fora do município que votaria. Na época, o benefício era permitido apenas para eleger o presidente. Em 2018 também será possível votar em deputados estaduais, federais e senadores, a única condição é que o eleitor ainda esteja dentro do seu estado de origem. Por exemplo, um eleitor da cidade de São Paulo pode votar em trânsito para todos os cargos se estiver na cidade de Campinas, mas caso esteja no Rio de Janeiro, ele poderá apenas votar em seu candidato para presidência.

O prazo para solicitar o voto em trânsito começou no dia 17 de julho e se estende até o dia 23 de agosto, o eleitor pode usar desse recurso no primeiro e no segundo turno, se for necessário, mas somente em cidades que sejam capitais ou que possuam mais de 100 mil eleitores.

URNA POZZEBOM
Novas regras não valem para os brasileiros que votarem no exterior. Nesses casos, o eleitor continua votando apenas para a presidência da República. (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Para ter acesso a esse direito, o eleitor precisa apenas ir a qualquer cartório eleitoral, levando documento oficial com foto e informar em qual cidade deseja votar esse ano. Além disso, o interessado em votar em trânsito deve conferir se sua situação eleitoral está regularizada, ou seja, se votou normalmente nos últimos três turnos eleitorais (segundo turno de 2014 e primeiro e segundo turnos de 2016), ou em casos de não votação, que tenha justificado, como determina a Justiça Eleitoral.


 

Saiba mais:

Autor: Politicando

Um blog com o objetivo de simplificar o funcionamento da política brasileira, colaborando com a democratização do acesso à informação em uma linguagem acessível para todos os públicos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.