TSE: ROSA WEBER TOMA POSSE E COMPÕE CENÁRIO INÉDITO NO JUDICIÁRIO

Pela primeira vez, mulheres são maioria na presidência dos tribunais superiores


A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, tomou posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última terça-feira (14). A solenidade marcou o início de seu mandato à frente da corte, que será responsável por fiscalizar a realização das eleições gerais de outubro. Com mandato previsto até agosto de 2020, a chegada de Weber proporcionou um fato inédito. Pela primeira vez, as mulheres estão em maior número em comparação aos homens no comando da maioria dos tribunais superiores brasileiros.

MULHERES JUDICIARIO POZZEBOM
Da esquerda para a direita: Raquel Dodge, procuradora-geral da República, Cármen Lúcia, presidente do STF e Rosa Weber, presidente do TSE (Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil)

Rosa Weber trabalhará em paralelo com Laurita Vaz, no comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a ministra Cármen Lúcia, que preside o STF. Outros dois órgãos da República também são comandados por mulheres. Na Procuradoria Geral da República (PGR), Raquel Dodge cumpre mandato até setembro de 2019. Já na Advocacia-Geral da União (AGU) está Grace Mendonça, que assumiu o posto em 2016. Outras duas cortes superiores, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Superior Tribunal Militar (STM), são presididos pelos ministros João Batista Brito Pereira e José Coelho Ferreira, respectivamente.

O feito, no entanto, deverá ser interrompido no dia 13 de setembro, quando o STF passa a ser liderado pelo ministro Dias Toffoli.


 

Saiba mais:

Autor: Kevin Kamada

Estudante de graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.